segunda-feira, 14 de junho de 2010

Pudding de banana


Eu amo astromélias! Depois das orquídeas, elas são minhas preferidas! São lindas, delicadas, coloridas, alegres! Engraçado é que esta é a primeira vez que tenho flores em casa... =) Meu butsudan (oratório) fica no corredor, e toda vez que vejo as flores, dá vontade de sorrir! Como é bom ter uma florzinha em casa!

Aqui em São Paulo tá um frio do caramba, de gelar os ossos... sou totalmente do verão, acho o frio muito ruim, fico preguiçosa e gulosa... rs! Bom, e domingão, meio de Copa do Mundo... mais vontade de ficar em casa comendo e com os olhos grudados na TV e a bunda no sofá! rs!


Achei um bolinho "pudding" pra se comer quentinho, ótimo para estes dias frios... brrr! O meu não deu muito certo, ele arriou rs e a crosta ficou meio estranha! Mas, vou tentar de novo, que mesmo assim, ficou muito gostosinho!
A receita vem daqui, e a Valentina dá uma dica importante para o bolo não arriar: preste bem atenção no centro pois às vezes ele fica como que em erupção e só estará bom quando parar de produzir estes jatinhos.

Ingredientes
‘Pudding’:
125g de farinha de trigo
3 colheres de sopa niveladas de fermento para bolo
125g de açúcar cristal
1 ovo batido
1 banana amassada com gosto (usei 3 bananas pratas pequenas)
250ml de leite em temperatura ambiente
1 colher de chá de extrato de baunilha
85g de manteiga derretida e esfriada

‘Crosta’:
100g de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de mel Karo (usei mel mesmo, não tinha Karo em casa)
150ml de água fervida – é importante que a água seja fervida logo antes de ser unida aos outros ingredientes

Modo de preparo:
Pre-aqueça o forno – 180oC. Peneire a farinha de trigo e fermento numa vasilha. Acrescente o açúcar e mexa levemente. Numa vasilha separada ponha o ovo, a banana amassada, o leite, a baunilha, e a manteiga derretida. Misture de leve e derrame sobre a farinha de trigo e açúcar. Mexa bem com uma colher para que todos os ingredientes se incorporem bem. O resultado será uma mistura bem liquida. Derrame a mesma numa forma refratária.

Pegue os ingredientes da crosta e leve ao fogo até ferver. Derrame gentilmente sobre toda a mistura que já está no refratário. Leve ao forno por aproximadamente 30-40 minutos ou até que o centro fique firme.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Potinhos de Cheesecake e Blueberry


Continuando os docinhos da inauguração do apê, aquele que fez mais sucesso foi sem dúvida o cheesecake no copinho! Eles ficam lindos, e, como não são muito doces, ficaram uma delicinha!
Como se diz, não basta ser "padrinho", tem que participar, a montagem dos docinhos ficou por conta do meu padrinho de casamento, o Lu, que foi fazendo enquanto assistia Fórmula 1... rs! (arigatou, Lu)

A receita vem daqui e é muito fácil e rápida!

Ingredientes:

125 grs de biscoitos (do tipo aveia e mel)
75 grs de manteiga amolecida
300 grs cream cheese
1/2 colher (de chá) de suco de limão
60 grs de açúcar de confeiteiro
1 colher (de chá) de baunilha
250 ml de creme de leite fresco

Modo de Fazer:
Triture os biscoitos no processador junto com a manteiga até obter uma farofa. Divida nos potinhos ou forre uma base de torta.

Para o recheio, bata o cream cheese e adicione o suco de limão, o açúcar de confeiteiro e a baunilha. Reserve. À parte, bata o creme de leite fresco até obter picos moles. Junte as duas misturas . Divida a mistura nos potinhos ou despeje sobre a base de biscoitos. Regue com a calda de blueberries.

Calda:
150 grs de blueberries, cozido com 2 colheres de açúcar por 2 a 3 minutos (esfriar antes de utilizar)

domingo, 6 de junho de 2010

Mousse de iogurte com calda de frutas vermelhas


Feriadão prolongado, que gostoso!
Nada como ficar uns dias em casa, arrumar a bagunça do dia-a-dia... este ano resolvi voltar a estudar, pós-graduação. Gostaria mesmo de fazer um curso de gastronomia, algo "para mim", mas, por enquanto, o foco na carreira ainda fala mais alto, e estou lá... finanças... =P
Enfim, voltar a estudar = bagunça na casa e feriadão = (tentar) arrumar a casa.

Fiz essa receita porque tinha o título de "diet", mas a minha não ficou, pois não tinha adoçante em casa. A receita vem daqui e fiz meia receita, e substitui a calda de frutas por frutas vermelhas.

Ingredientes:
Mousse
4 copinhos de iogurte natural
1/2 xic adoçante tal e qual (usei o dobro da quantidade de açúcar normal)
2 envelopes de gelatina incolor hidratado em 1/2 xic. água
500 gr. creme de leite fresco batido como chantilly

Para fazer o mousse, bata no liquidificador tudo menos o chantilly. Deixe repousar em geladeira até começar a firmar. Misture delicadamente o chantilly e distribua em taças ou em uma fruteira.

Calda:
150g de frutas vermelhas (usei congeladas) com 1 colher de sopa de açúcar. Leve ao fogo por 3 minutos e resfrie antes de usar. 
 

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Arroz-Doce


Ai, arroz-doce é bom, né?
Como boa japonesinha, eu não vivo sem arroz! Tem que ter gohan (arroz) em tudo, até macarrão rs! Até um simples onigiri pra mim é uma refeição delicioooosa!
Arroz-doce eu nunca fui muito fã... um dia fui num restaurante que tinha um tal de "arroz de france" que era maravilhoso, super levinho, cremoso, que era nada mais que arroz-doce acrescido de creme de confeiteiro. E, neste dia, eu estava com uma amiga, que me disse que o doce dela era muuuito melhor, porque ela usava arroz arbóreo em vez do arroz normal e não levava leite condensado. Eu, até então, só conhecia o de arroz normal... e, descobri, que com o arbóreo, fica muito melhor mesmo!

Segue a receita!

Ingredientes:
1/2 xíc. de arroz arbóreo
2 xíc. leite
1/2 xíc. de creme de leite fresco
1/4 xíc. de açúcar
Canela

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes (exceto a canela) e leve ao fogo mexendo sempre. Quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe até que o arroz amoleça (continue mexendo). Isso deve levar mais ou menos uns 30 minutos. Separe em potinhos, enfeite com canela et voilà!