segunda-feira, 14 de junho de 2010

Pudding de banana


Eu amo astromélias! Depois das orquídeas, elas são minhas preferidas! São lindas, delicadas, coloridas, alegres! Engraçado é que esta é a primeira vez que tenho flores em casa... =) Meu butsudan (oratório) fica no corredor, e toda vez que vejo as flores, dá vontade de sorrir! Como é bom ter uma florzinha em casa!

Aqui em São Paulo tá um frio do caramba, de gelar os ossos... sou totalmente do verão, acho o frio muito ruim, fico preguiçosa e gulosa... rs! Bom, e domingão, meio de Copa do Mundo... mais vontade de ficar em casa comendo e com os olhos grudados na TV e a bunda no sofá! rs!


Achei um bolinho "pudding" pra se comer quentinho, ótimo para estes dias frios... brrr! O meu não deu muito certo, ele arriou rs e a crosta ficou meio estranha! Mas, vou tentar de novo, que mesmo assim, ficou muito gostosinho!
A receita vem daqui, e a Valentina dá uma dica importante para o bolo não arriar: preste bem atenção no centro pois às vezes ele fica como que em erupção e só estará bom quando parar de produzir estes jatinhos.

Ingredientes
‘Pudding’:
125g de farinha de trigo
3 colheres de sopa niveladas de fermento para bolo
125g de açúcar cristal
1 ovo batido
1 banana amassada com gosto (usei 3 bananas pratas pequenas)
250ml de leite em temperatura ambiente
1 colher de chá de extrato de baunilha
85g de manteiga derretida e esfriada

‘Crosta’:
100g de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de mel Karo (usei mel mesmo, não tinha Karo em casa)
150ml de água fervida – é importante que a água seja fervida logo antes de ser unida aos outros ingredientes

Modo de preparo:
Pre-aqueça o forno – 180oC. Peneire a farinha de trigo e fermento numa vasilha. Acrescente o açúcar e mexa levemente. Numa vasilha separada ponha o ovo, a banana amassada, o leite, a baunilha, e a manteiga derretida. Misture de leve e derrame sobre a farinha de trigo e açúcar. Mexa bem com uma colher para que todos os ingredientes se incorporem bem. O resultado será uma mistura bem liquida. Derrame a mesma numa forma refratária.

Pegue os ingredientes da crosta e leve ao fogo até ferver. Derrame gentilmente sobre toda a mistura que já está no refratário. Leve ao forno por aproximadamente 30-40 minutos ou até que o centro fique firme.

Um comentário:

  1. Nossa que receitinha legal, amei... vou copiar agora mesmo, adoro tudo que leva banana e esse pudding é bem diferente e me parece delicioso. Obrigada pela visita lá blog. Já estou seguindo seu blog.
    Bjs euma ótima semana!

    ResponderExcluir