quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Bolo de morango, kiwi e uvas


26 de outubro... dia importante! Acordei cedo (mas nem tanto, rsrs) corri pro trabalho, e entre uma planilha e outra, busquei uma receita na blogosfera: um bolinho... muitas frutas... pouco doce... Achei a receita perfeita! Corri pra buscar os ingredientes na hora do almoço e torci pro dia acabar logo pra fazer o bolinho de niver pro meu papys! =) Corri, corri, corri, e, deu tempo!! Ufa!

Segundo meu jityan, o bolo maais gostoso que ele já comeu! rsrs E, olha que ele já passou dos 80! =) hahah! Mas, é gostosinho mesmo! Bem pouco doce, e as frutas dão um ar de saudável! Só que estava com pressa, não consegui tirar fotos das etapas, mas a Akemi explica direitinho no blog dela!

Receita daqui.

Ingredientes:
Massa do bolo:

3 ovos médios
90g de farinha de trigo
90g de açúcar
2 colheres (sopa) de leite
algumas gotas de essência de baunilha

Creme:
300g de fromage blanc (talvez possa ser substituído por mascarpone mas aí acho que é melhor diminuir a quantidade do queijo e aumentar no de creme de leite. O mascarpone é mais encorpado) (usei mascarpone)
300ml de creme de leite fresco
60g de mel de boa qualidade
Calda para molhar o bolo:

Leve ao fogo numa panelinha, 1/4 de xícara de açúcar com 1/2 xícara de água. Deixe ferver e dissolver todo o açúcar. Tire do fogo e deixe esfriar. Junte licor de frutas de sua preferência a gosto (eu usei Cointreau).

Decoração:
1 caixa de morangos
kiwis
uvas
Modo de preparo:
Pre aqueça o forno a 180ºC.
Forre uma assadeira (30x30cm) com papel manteiga. Aqueça o leite com a baunilha em banho-maria. Mantenha aquecido até a hora de incorporar à massa.
Coloque os ovos numa tigela grande. Dê uma ligeira batida apenas para desmanchar as gemas. Junte o açúcar e bata na batedeira por cerca de 15 minutos em velocidade alta até ficar uma espuma clara e volumosa. A massa tem que ficar bem encorpada, que dê para desenhar um 8 e não desmanche. Abaixe a velocidade da batedeira para o mínimo e bata por 1 minuto. Isto deixa a massa uniforme e sem grandes bolhas. Peneire metade da farinha e misture delicadamente. Peneire o resto da farinha e misture mais um pouco. Espalhe o leite sobre a massa e misture tudo bem mas delicadamente. Este bolo não leva fermento, ele cresce e se mantém fofinho apenas com os ovos batidos. Misture a massa até que ela caia da colher formando fitas, se cair num pelotão, misture mais um pouco. Tome muito cuidado para não misturar demais, pois a massa ficará pesada e não crescerá!

Despeje a massa na assadeira e espalhe uniformemente Acerte a superfície e dê algumas pancadinhas no fundo para tirar o ar. Leve ao forno para assar por 20 a 30 minutos ou até que fique levemente corado na superfície. Retire do forno e deixe esfriando numa grelha.

Enquanto isto, bata todos os ingredientes do creme junto até que forme picos moles. Reserve.
Junte os ingredientes da calda também e reserve.
Fatie os kiwis, uvas e os morangos em lascas de 1/2 cm e deixe alguns maiores para decorar.
Tire o papel manteiga do bolo com cuidado. Tire 1 cm das 4 laterais do bolo, depois corte tiras de cerca de 5cm .
Umedeça todas as tiras com a calda usando um pincel. Passe calda na parte corada do bolo. Espalhe metade do creme sobre o bolo e acerte a superfície. Se quiser, para visualizar melhor, separe as tiras da massa e daí espalhe as fatias de morangos, kiwi e uva sobre elas. Enrole uma tira como rocambole e coloque de pé no centro de um prato giratório ou mesmo no prato a ser servido. Pegue outra fatia de bolo e vá enrolando sobre o primeiro rolinho do prato. Continue fazendo isso com o restante das tiras até formar um grande espiral. Cubra o bolo com o creme restante e decore com as frutas. Leve à geladeira até a hora de servir.


Papys: omedetou!! =) Love U!

6 comentários:

Fla disse...

Olá, tudo bem?
Super obrigada pela visita no Arte.
Sua cozinha é chique e linda! Adorei suas receitas. Este bolo tá demais!
Beijão,
Fla

cozinha da tia Adelaide disse...

Esta receita fica de certeza uma delicia, com toda essa fruta, só pode.
Bjs

Graciela disse...

Oi Bia, obrigada pela visita no meu blog!
Estou gostando muito das suas receitas, este bolo ficou lindo!!
Parabéns!

Abraço
Gra
www.entrecoposepratos.blogspot.com

Unknown disse...

Olá Bia,

Bom dia!

Agradecendo a visita ao EternosPrazeres, e conhecendo seu espaço cheio de delícias, parabéns!

Terei prazer em recebê-la sempre,

Abraço,
Renata

Renata disse...

Bia, que bolo liiiiiiindo!!!!!!

As crianças aqui amam kiwi e morango, já está anotado!

Beijão!

Pam disse...

Que bolo lindo, adorei, parabéns.
Beijinhos e boa semana.