segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bolinhos de limão siciliano


Queria comer algum docinho, mas acabou açúcar em casa...
Tinha apenas 55g de açúcar e o frio de São Paulo não me permitiu sair de casa pra fazer compras... então, a solução foi encontrar uma receita que levasse pouco açúcar, e a primeira que encontrei foi essa! E, ainda, só deu pra meia receita...

A receita original era em forminhas de bolo inglês, mas, para ficar mais fácil de retirar, fiz em forminhas de mini muffins, e me renderam 20 bolinhos (meia receita).
Eu só achei eles secos demais, da próxima vez, usaria um pouco mais de calda para cobrir os bolinhos...

Receita daqui.

Ingredientes:
- xícara medidora de 240ml
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar
2 ovos grandes
raspas da casca de 1 limão
raspas da casca de 1 limão siciliano
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 160g - de farinha de trigo com fermento
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de leite

Calda:
2 colheres (sopa) de suco de limão + as raspinhas da casca para decoração
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano + as raspinhas da casca para decoração
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro


Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC; unte generosamente com manteiga 8 forminhas de bolo inglês com capacidade para 1 xícara de massa cada.

Bata a manteiga e o açúcar juntos na batedeira até obter um creme claro. Junte os ovos e as raspas de limão e bata bem. Adicione a farinha e o sal, misturando delicadamente com uma espátula de silicone/borracha, e finalize com o leite. Transfira a massa às colheradas para as forminhas preparadas. Asse por cerca de 25 minutos (faça o teste do palito).

Enquanto os bolinhos e esfriam, prepare a calda: misture os sucos de limão/limão siciliano e o açúcar de confeiteiro numa panelinha e aqueça somente até dissolver o açúcar.

Assim que os bolinhos estiverem assados, retire-os do forno e fure toda a superfície deles com um palito de dente. Despeje a calda sobre os bolinhos de maneira homogênea e tente fazer com que o centro deles absorva tanta calda quanto as beiradas.
Não tente retirar os bolinhos da forma até que eles tenham esfriado ligeiramente e a calda tenha sido absorvida, mas lembre-se de que se esfriarem completamente podem grudar na assadeira.
Por isso, depois de uma ou duas horas, inverta-os sobre uma gradinha e decore-os com as raspas das cascas dos limões antes de servir.


7 comentários:

Dulce Caldeira disse...

LIndos! Assim podemos comer sem culpas:)))~
beijinhos.

Sandra Reis disse...

Bia
Passei para retribuir sua visita e te conhecer um pouco. Gostei muito das receitas daqui e estou te seguindo para não perder de vista. Fiquei encantada com tudo, parabéns pelo blog!

Um beijão

Renata disse...

Bia, geralmente eu compro limão siciliano e não tenho nenhuma receita específica para fazer com eles. Ótima ideia dos seus bolinhos! Lindos!

Beijo!

Fabiana disse...

Bia,
Receitinhas da Paty, são sempre um sucesso, e adorei a sua adaptação para as forminhas de muffins, que eu adoro!!!!
beijos

Fla disse...

Todos os bolinhos pequenos ficam lindos né? =)
Bjs

Unknown disse...

Ficaram bonitinhos e sem dúvida gostosinhos...beijkas

Rachel disse...

Hummmmm, a aparência está ótima, mesmo você dizendo que ficaram secos demais. Bem que eu comeria uns desses agorinha mesmo!
Bjuss!!!