segunda-feira, 25 de junho de 2012

Manezinho Araújo



Quer um nobre destino para as bananas maduras? Manezinho araújo! Hummmmm, pra mim, de longe, o melhor doce de bananas!
Eu amo esta sobremesa, mas quando a vejo por aí, sempre acho um defeito: doce demais... principalmente as bananas caramelizadas. Bananas maduras e cozidas já são naturalmente bem doces e não vejo a necessidade de adoçá-las tanto... Então, para esta receita, eliminei boa parte do açúcar, tanto do creme quanto da caramelização. Assim, obtive um doce bem menos enjoativo e gosto da banana bem acentuado!
Só que, da próxima vez, acrescentaria uma camadinha de chocolate amargo entre a base e as bananas! :)

Manezinho Araújo
Shortcrust (base):
2 xicaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
150 g de manteiga cortada em cubinhos
2-3 colheres (sopa) de água gelada

Em um processador, junte a farinha o açúcar e a manteiga e bata até virar uma farofa. Enquanto ligado, adicione a água gelada até obter uma massa macia. Embale a massa em saco plástico ou filme plástico e leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Abra a massa com o auxílio de um rolo de macarrão até obter espessura de cerca de 3 mm, em uma superfície levemente enfarinhada. Acomode em uma fôrma de 24 cm de diâmetro e recorte as rebarbas com os dedos. Fure o fundo da massa com um garfo, evitando deste modo que infle.
Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por 25 minutos ou até dourar.

Creme:
2 xícaras de leite
2 colheres de amido
2 gemas peneirads
Essência de baunilha
Açúcar a gosto

Junte todos os ingredientes em uma panelinha de fundo grosso e leve ao fogo até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe por cinco minutos, mexendo de vez em quando. Reserve.


Bananas:
6 bananas nanicas maduras
1 xícara de açúcar
1 xícara de água

Pique as bananas. Em uma panelinha, coloque quatro colheres de açúcar e deixe escurecer bem. Adicione a água, deixe derreter bem e, em seguida, adicione as bananas e o resto do açúcar. Deixe cozinhar por uns 20 minutos.

Cobertura
2 claras
4 colheres (sopa) de açúcar

Bata as claras em neve e adicione o açúcar e bata bem.

Montagem:
Sobre a massa da torta, distribua as bananas e cubra com o creme. Finalize com a cobertura de claras em neve, utilizando um saco de confeiteiro e um bico estrela. Leve mais uma vez ao forno, somente para corar as claras.



4 comentários:

Sonia disse...

Olá Bia, vim agradecer sua visita e conhecer seu blog, achei tudo tão lindo por aqui, as receitas, deliciosas.
Sua torta ficou perfeita.
http://blogdadonasonia.blogspot.com.br/
Beijos

Nane Cabral disse...

Que maravilha de receita, amei! aproveito para agradecer a visita lá no blog. Bjs, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Bernat disse...

Olá Bia,

Queremos lhe apresentar Tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 330.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook!

Estamos à sua disposição!
Renato
Tuasreceitas.com.br

Unknown disse...



thank you

حراج السيارات