segunda-feira, 14 de junho de 2010

Pudding de banana


Eu amo astromélias! Depois das orquídeas, elas são minhas preferidas! São lindas, delicadas, coloridas, alegres! Engraçado é que esta é a primeira vez que tenho flores em casa... =) Meu butsudan (oratório) fica no corredor, e toda vez que vejo as flores, dá vontade de sorrir! Como é bom ter uma florzinha em casa!

Aqui em São Paulo tá um frio do caramba, de gelar os ossos... sou totalmente do verão, acho o frio muito ruim, fico preguiçosa e gulosa... rs! Bom, e domingão, meio de Copa do Mundo... mais vontade de ficar em casa comendo e com os olhos grudados na TV e a bunda no sofá! rs!


Achei um bolinho "pudding" pra se comer quentinho, ótimo para estes dias frios... brrr! O meu não deu muito certo, ele arriou rs e a crosta ficou meio estranha! Mas, vou tentar de novo, que mesmo assim, ficou muito gostosinho!
A receita vem daqui, e a Valentina dá uma dica importante para o bolo não arriar: preste bem atenção no centro pois às vezes ele fica como que em erupção e só estará bom quando parar de produzir estes jatinhos.

Ingredientes
‘Pudding’:
125g de farinha de trigo
3 colheres de sopa niveladas de fermento para bolo
125g de açúcar cristal
1 ovo batido
1 banana amassada com gosto (usei 3 bananas pratas pequenas)
250ml de leite em temperatura ambiente
1 colher de chá de extrato de baunilha
85g de manteiga derretida e esfriada

‘Crosta’:
100g de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de mel Karo (usei mel mesmo, não tinha Karo em casa)
150ml de água fervida – é importante que a água seja fervida logo antes de ser unida aos outros ingredientes

Modo de preparo:
Pre-aqueça o forno – 180oC. Peneire a farinha de trigo e fermento numa vasilha. Acrescente o açúcar e mexa levemente. Numa vasilha separada ponha o ovo, a banana amassada, o leite, a baunilha, e a manteiga derretida. Misture de leve e derrame sobre a farinha de trigo e açúcar. Mexa bem com uma colher para que todos os ingredientes se incorporem bem. O resultado será uma mistura bem liquida. Derrame a mesma numa forma refratária.

Pegue os ingredientes da crosta e leve ao fogo até ferver. Derrame gentilmente sobre toda a mistura que já está no refratário. Leve ao forno por aproximadamente 30-40 minutos ou até que o centro fique firme.

2 comentários:

Bete disse...

Nossa que receitinha legal, amei... vou copiar agora mesmo, adoro tudo que leva banana e esse pudding é bem diferente e me parece delicioso. Obrigada pela visita lá blog. Já estou seguindo seu blog.
Bjs euma ótima semana!

Rhady_Online disse...

Boa tarde,

Meu nome é Rhady Nascimento e eu trabalho para a divisão argentina da Fox. Estamos selecionando talentos brasileiros para os programas de cozinha do canal BEM SIMPLES, que vai ao ar no Brasil pela FOX LIFE.

A busca se orienta a chefs, cozinheiros/as, pasteleiros/as, padeiros/as, estudantes de nível avançado e mulheres aficionadas pela cozinha. Entra tanto cozinha gourmet como caseira. É requisito ter boa dicção e conhecimento das técnicas necessárias para a realização das receitas, sabendo demontrá-las passo a passo. Nossos principais focos de interesse são Confeitaria, culinária gourmet e culinária caseira/do dia-a-dia.

O reel institucional do canal está em: http://bemsimples.com/br/videos/?bctid=86959435001

Quem quiser participar, basta mandar CV, 2 fotos pessoais e 4 fotos de pratos (já terminados) para casting.cozinha@fox.com. Se puder ajudar ajudar-nos a divulgar a convocatória, agradeço imensamente - fique à vontade para postar essas informações no seu blog se achar pertinente, e qualquer dúvida, estou à disposição no email abaixo.
Um abraço,
________________________________
Rhady Nascimento
Productora | FOX TOMA UNO
Piedras 1080 | Buenos Aires | Argentina (C1070AAV)
Rhady.Nascimento @ foxtoma1.com
Tel. (54 11) 4103-6200 | Interno 6307